IV Censo de águia-pesqueira (Pandion haliaetus) invernante na Península Ibérica

No passado dia 13 de Janeiro de 2024 decorreu o IV Censo de águia-pesqueira (Pandion haliaetus) invernante na Península Ibérica. Este evento tem como objectivo quantificar a população invernante de águia-pesqueira na Península Ibérica. Em Portugal o projeto é coordenado pelo Aves de Portugal e em Espanha pela Fundación Migres. O Portugal Selvagem ficou responsável pela coordenação de uma das áreas mais importantes de ocorrência da espécie – a Ria de Aveiro.
Este tipo de trabalhos tem uma importância crucial no conhecimento da abundância e distribuição da espécie, pois permitirá, a médio-longo prazo, compreender a evolução das populações desta espécie a nível ibérico, e em particular em território nacional.

Na Ria de Aveiro contamos com a ajuda de 29 voluntários que, mesmo com condições adversas de chuva e muito vento, foram para o campo contar as águias-pesqueiras que por lá passam o inverno. A ajuda dos voluntários foi crucial, pois tendo em conta que Ria de Aveiro é uma área de grandes dimensões, permitiu realizar o censo numa única manhã e, desta forma, minimizar duplas contagens de indivíduos.

Infelizmente as condições meteorológicas não foram as ideais para a realização do censo, o que pode ter condicionado os resultados pela negativa. No total foi estimada a presença de 10 a 15 águias-pesqueiras nas 13 áreas amostradas, um número inferior ao do censo realizado em 2022, em que foi estimada a presença de 19 a 24 indivíduos.

No entanto, a nível nacional, os resultados foram mais animadores, pois foram contadas entre 188 e 216 águias-pesqueiras, o que representa um recorde face aos censos anteriores. Os resultados detalhados a nível nacional podem ser consultados aqui.

©️ Aves de Portugal


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *